terça-feira, 1 de dezembro de 2009

I Confecom terá representante da UFRB


Orlando Silva, estudante do 6º semestre de jornalismo da UFRB e representante do sindicato da Embrapa, foi escolhido como um dos delegados que discutirão o futuro dos meios de comunicação na I Conferência Nacional de comunicação (Confecom). O evento acontecerá entre 14 e 17 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

 
Selecionado na Conferência Estadual de Comunicação da Bahia (Conecom-BA), Orlando terá direito à voz e voto na Conferência nacional. A Bahia elegeu 108 delegados para representar o estado. Foram 12 do poder público, 48 da sociedade civil e a mesma quantidade, 48, da sociedade civil empresarial.

Durante o processo das conferências nas 27 unidades da Federação, todos os segmentos envolvidos - público (federal, estadual e municipal), empresarial e social - participaram com um grande número de propostas. Agora, todas serão sistematizadas e publicadas no “Caderno de Propostas da 1ª Confecom”, documento com o qual os 1.684 delegados trabalharão na plenária nacional.

Sobre os temas mais debatidos e que serão encaminhados à 1ª Confecom, o representante do Ministério da Cultura na Comissão Organizadora Nacional (CON), Octávio Pieranti, destaca a questão da radiodifusão comunitária; a criação de fontes de financiamento para veículos comunitários; a garantia do cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente, em relação à imagem destes na mídia e a certeza da implementação de um marco regulatório para o setor da Comunicação.

Renato Luz, estudante do 4º semestre de jornalismo na UFRB e coordenador geral do centro acadêmico de jornalismo (CAJ), cita que a conferência, discutindo a regulamentação e democratização da TV pública, poderá ajudar a produção e promoção de TV’s universitárias.

Qualquer pessoa pode dar sugestões para a I Confecom pela Internet. A Conferência virtual estará disponível até o dia 5 de dezembro no site oficial da Conferência (www.confecom.com.br). As sugestões colhidas na Conferência Virtual serão reunidas em um documento a ser entregue aos delegados.

4 comentários:

Gabrielle Alano disse...

Será ótimo pra gente, eu espero.. ;D

Caiã Pires disse...

Infelismente a Propae não coneguiu o ônibus pra gente. :(
Disseram que só poderiam disponibilizar transporte em janeiro. Vamos ter que esperar a II Confecom..

Toni Caldas disse...

Matéria legal, "Caue"

Pena que ele não é representante da UFRB propriamente dita!

Mas de qualquer forma já é alguma coisa e eu confio no tato dele!

Gabrielle Alano disse...

Mesmo que não possamos ir, creio que seja bom pra gente ter pelo menos uma pessoa "nossa" lá.